domingo, 16 de junho de 2013

GESTAO DEMOCRÁTICA

Introdução
A importância dada aos conteúdos revela um compromisso da instituição escolar em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, pois estes se constituem como instrumento para o desenvolvimento a socialização, o exercício da cidadania democrática e a atuação no sentido de refutar ou reformular as deformações dos conhecimentos, as imposições de crenças dogmáticas e a petrificação de valores. Não se pode deixar de levar em conta que, a atual realidade brasileira, a profunda estratificação social e a injusta política tem funcionado como um entrave para que uma parte considerável da população possa fazer valer seus direitos e interesses fundamentais. Cabe aos pedagogos o papel de assegurar o processo democrático se desenvolva de modo a que o autoritarismo diminua cada dia mais e que a democracia ocupe seu lugar no país.  

A Gestão Democrática
Uma gestão pode ser considerada de sucesso se trabalhar na perspectiva da democratização, da participação, da inclusão social. Ou seja, uma gestão que seja participativa, que esteja atenta à diversidade presente na escola, que trabalhe na perspectiva e que esteja comprometida com a construção de uma escola justa acessível a todos.
A gestão é um dos componentes da formação dos professores nas diretrizes curriculares do curso de pedagogia e das licenciaturas. Essa formação, no entanto, deve acontecer continuamente. É importante que os docentes em cargo de gestão reflitam sempre sobre como construir uma escola de qualidade e socialmente referenciada.
A boa gestão tem que ser democrática. A gestão democrática é a que envolve os diferentes segmentos na gestão da escola, particularmente por meio de um conselho escolar atuante, que discute e delibere sobre as questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Mas a democratização da gestão escolar não é fácil de ser construída e deve ser diferenciada em cada escola.
Estudos e pesquisas realizadas em escolas no município de Theobroma mostrou que somente a escola do estado ocorre eleição para a gestão escolar, e é feita a cada 02 anos, o povo da comunidade escolhe através do voto secreto o diretor da referida escola. Nas escolas municipais não existe escolha democrática, quem escolhe é o prefeito juntamente com os vereadores uma pessoa de sua confiança para assumir o cargo. Já existe um projeto na câmara para ser votado, e a partir de 2014 a escolha ser democrática. Nesse sentido, a escola deve ser um local da aprendizagem a democracia e que as regras do espaço publico democrático garantem a igualdade social. Essas aprendizagens exige, sobretudo, a vivencia o desses princípios democráticos no interior de cada escola, no trabalho cotidiano de buscar a superação de todo e qualquer tipo de discriminação e exclusão social, valorizando cada individuo e todos os grupos que compõem a sociedade brasileira.
Conclusão
Que esse trabalho seja de muita importância a todos os acadêmicos, que em nossa formação possamos aprender sobre a gestão democrática e fazer acontecer de forma democrática e honesta. Ainda existe muitas pessoas presas ao medo, ameaças e políticas sujas desrespeitando a sociedade brasileira.
Referências Bibliográficas
Parâmetros, curriculares nacionais:
Apresentação dos temas transversais: introduçao/ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília – 2001.
ARAÚJO, Adriana, Políticas e gestão dos espaços educativos, UNOPAR 2013.


Um comentário:

  1. SE NÓS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO FORMOS DEMOCRÁTICOS, ALCANÇAREMOS ÊXITO EM RELAÇÃO A QUALIDADE EDUCACIONAL, POIS A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É COMO SE FOSSE UMA CONSTRUÇÃO, NUMA CONSTRUÇÃO É PRECISO AMOR, CUIDADO, FERRAMENTAS DE QUALIDADE E MATERIAIS INVESTIMENTOS ETC. ASSIM É A EDUCAÇÃO PRECISAMOS TER ZELO PARA COM ELA, SER EDUCADOR É TER UMA RESPONSABILIDADE ENORME EM NOSSAS MÃOS, QUE É ENSINAR CIDADÃOS PARA O FUTURO, PODEMOS DIZER QUE O FUTURO DO BRASIL ESTÁ EM NOSSAS MÃOS..

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